quinta-feira, 30 de julho de 2009

Percepções...

Engraçado, que parece que quanto mais eu estudo, medito, tento estar em plena consciência, mas caio nas armadilhas da mente...logo depois de ser traida por mim mesma, li um texto que me fez até rir da situação, pois foi exatamente assim que aconteceu.



Variedade de semente


Nossa consciência armazenadora contém sementes geradas pelas nossas percepções. Cada nome que designamos para um fenômeno , cada palavra que aprendemos, é armazenada como uma semente dentro de nossa consciência. As sementes produzem outras sementes em nós, chamadas "imagens". Quando ouvimos o nome de algo, uma imagem surge em nossa consciência e então tomamos aquela imagem como sendo a realidade. Entretanto, essas imagens podem ser diferentes da atual realidade, podem ser criadas pela nossa imaginação, mas não conseguimos ver a fronteira entre a realidade e as nossas percepções errôneas.

Usamos palavras para apontar alguma coisa - um objeto ou um conceito - mas elas poderão ou não corresponder a "verdade" daquilo que só poderá ser conhecido por meio de uma percepção direta da sua realidade. Na vida cotidiana raramente temos uma percepção direta. Inventamos, imaginamos e criamos percepções com base nas sementes das imagens que temos na nossa consciência armazenadora.

Percepções erradas criam muito sofrimento. temos certeza de que nossas percepções estão corretas e completas, entretanto na maioria das vezes não estão.

È muito fácil confundir nossa imagem mental , ou sinal de alguma coisa , com a sua realidade. O processo de interpretar erroneamente nossas percepções, tomando-as como se fossem realidade, é tão sutil que fica muito difícil saber o que está acontecendo. A maneira de evita-lo é manter a plena consciência. Praticamos meditação para treinar a mente na percepção direta, na percepção correta. Quando meditamos, olhamos nossas percepções em profundidade a fim de descobrir a sua natureza e os elementos que são corretos ou incorretos .

Sem consciência plena, você acreditará que estão corretas as suas percepções baseadas em preconceito que se desenvolveram a partir de sementes de experiências passadas depositadas na sua consciência armazenadora.

Quando temos uma percepção errada e continuamos a mante-la, ferimos a nós mesmos e aos outros. De fato, as pessoas se matam devido ás suas percepções diferentes acerca da mesma realidade.

Existem muitas sementes de percepções erradas na nossa consciência. Mesmo assim, estamos certos de que nossa percepção da realidade está correta. Acreditando que nossas percepções são a realidade, podemos então agir segundo a nossa crença. Isto é muito perigoso. Uma percepção errada pode criar inumeros problemas.De fato, todo nosso sofrimento origina-se de não reconhecermos as coisas como elas são. Deveríamos sempre, humildemente, perguntar a nós mesmos "estou certo?" e depois, dar espaço e tempo para que as nossas percepções fiquem mais profundas, mais claras e mais estáveis.


Thich Nhat Hanh - Transformações na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário