quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Impermanência

Concluimos teimosamente e sem questionamento que a permanência garante segurança e a impermanência não. A realização da impermanência é paradoxalmente a única coisa que podemos manter, talvez nosso bem último.

O que pode ser mais imprevisível do que nossos pensamentos e emoções?? Nossa mente é tão vazia, tão impermanente e transitória quanto um sonho.

Existe um modo de aceitar a impermanência e ainda gostar da vida, de uma só vez e ao mesmo tempo, sem apego.

Estamos sempre querendo a felicidade, mas o modo como a perseguimos é tão desastroso e inadequado que tudo o que obtemos é mais sofrimento. Normalmente assumimos que precisamos dominar para ter aquele "algo" que nos garantirá felicidade. E nos perguntamos: como é possível saborear alguma coisa se não podemos possui-la??Quantas vezes o apego é tomado como amor!!! Mesmo quando a relação é boa, o amor é estragado pelo apego, com sua insegurança, possessividade e orgulho; e aí, quando o amor acaba, tudo o que nos resta para exibir dele são lembranças de amor, cicatrizes do apego.
Como então podemos trabalhar para vencer o apego? Apenas percebendo sua natureza impermanente; esa percepção nos liberta da sua garra.
Livro tibetano do viver e do morrer   -  Sogyal rinpoche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário