segunda-feira, 22 de março de 2010

Vazio!!


O vazio sempre significa vazio de alguma coisa, nós estamos vazios de um "eu" independente e separado. Não podemos existir sozinhos. Só podemos existir em inter relação com tudo o mais que existe no cosmos. A prática consiste em incentivar a compreensão do vazio durante todo o tempo, aonde quer que vamos, entramos em contato com o vazio que existe em tudo. Quando contemplamos essas coisas em profundidade, vemos a natureza interpenetrante e interdependente de tudo o que existe.

O vazio não significa em absoluto não existência. Significa origem interdependente, impermanência e não eu.

Quando ouvimos falar de vazio, ficamos assustados. No sutra do diamante, aprendemos que um ser humano não é independente de outras espécies e que para proteger os seres humanos é preciso proteger as outras espécies não humanas. Se poluirmos o ar, os vegetais e os minerais, estaremos destruindo a nós mesmos. Temos que aprender a nos enxergar de outra maneira, vendo a nós mesmos naquelas coisas que sempre pensamos que estivessem fora de nós e dissolvendo nossas falsas fronteiras.

Nossa felicidade e sofrimento são a felicidade e sofrimento de todos.Quando temos consciência de que estamos todos ligados uns aos outros, adquirimos a consciência do vazio. A Realidade está muito além de nossas idéias sobre ser e não ser.

Todos aqueles que amamos, um dia ficarão doentes e morrerão, sem praticar a meditação no vazio, quando isso acontecer, ficaremos arrasados. A concentração no vazio é uma forma de pemanecer em contato com a vida como ela é. Observamos nosso corpo e vemos as causas e condições que o fizeram existir. Vamos além do tempo e do espaço, do eu e do meu, e experimentamos a verdadeira libertação.

O vazio se torna uma porta de libertação quando penetramos nele com profundidade, entendendo a natureza interdependente e o aparecimento conjunto de tudoque existe.


Texto de Thich Nhat Hanh ( Thay) - A essência dos ensinamentos de Buda.

2 comentários:

  1. "O vazio se torna uma porta de libertação quando penetramos nele com profundidade,..."

    Anuruda era um discípulo de Buda. Numa ocasião, durante um sermão de Buda, ele, sem querer, adormeceu. Buda chamou a atenção. De tão envergonhado, o Anuruda, tomou a decisão de dali em diante não mais adormecer. À noite, não mais deitava, meditava sentado dia e noite. Esse treinamento forte o deixou cego. Ele perdeu uma visão, mas diz-se que isso lhe abriu outra, a isso se chama o terceiro olho, o olho da sabedoria, que permite ver as coisas invisíveis, o olho do céu.

    Venho também para te dizer que tenho uma surpresa para ti, no meu espaço.

    Be:)os,
    LUmeNA

    ResponderExcluir
  2. Tenho um miminho para ti no meu blog.
    Passa por lá assim que possas.

    Be:)os,
    LUmeNA

    ResponderExcluir