quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

AMOR????

Como saber se é amor?
Relacionamento há 1 ano, encontros pouco frequentes porém com uma intensidade fora do comum, não há cobrança, nem compromisso, não acredito que seja o homem da minha vida, mas tudo nele é bom...
Sempre fui muito apegada, ciumenta, até possessiva, com o estudo e leitura sobre budismo, aprendi um pouco sobre a impermanencia e o desapego, coisas dificeis de colocar em prática, enfim...estou na dúvida se consegui um AMOR, com desapego, mas com muito carinho e querer bem ou se isso é só uma muleta pra não ficar sozinha e aceitar alguém mais ausente que presente na minha vida.
Li que amar é fazer o outro feliz, estou sempre de coração aberto, procurando não criar expectativas, as vezes fico bem, as vezes acho que é sofrido demais. Já fiquei sem ele, foi duro no começo, mas depois estava bem, mesmo assim acabei recaindo...Meu medo é me fechar para outras experiências que talvez valha a pena em prol desse suposto amor. Alguém pode ajudar???

11 comentários:

  1. Quando começares a pensar que existe um momento a partir do qual se começa a amar, esse momento existe, existe mesmo. O amor não tem tempo nem espaço, o amor apenas é, vive-se, existe, está sempre presente, mesmo não sendo físico nem metafísico, ele é simplesmente. Não é nada que se descubra ou se encontre, ele, o amor tem de estar em ti mesma. Quando disseres à pessoa que o amas, sabes de antemão que está dentro de ti, que passa por ti, deixa de ser "teu" e começa a "existir" nele, assim passas a saber que o amas. O teu amor por ele, pode estar num simples gesto, num olhar, num toque, num sentir, assim que sentires isso, estás a amá-lo.

    Um Beijo,
    Lumena

    ResponderExcluir
  2. Querida Lumena.
    Adoro seu blog!!
    Obrigada pelo comentário, então acho que estou amando mesmo,acho que sempre soube disso, mas o medo era maior...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho dificil dizer o que é ou não amor..parece que sempre temos ja td certo mas não é assim..
    Mas se for..se sentir isso..
    não deixe que ele não saiba..
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Oi Olavo, estive no seu blog...muito bom!!
    Sim, muito dificil dizer se é amor, se amor arrebatador acontece só uma vez, ainda não tive o meu...mas acredito que o Amor está mais em mim do que no outro...e ele realmente não sabe por palavras, mas acredito que entenda os gestos, as ações.
    Obrigada pelo comentário...é sempre bom ouvir opiniões. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Não é a ler acerca de amor que vais aprender o que é... Haverá varias formas de experenciar o amor... não te tentes adaptar ou ver qual mais se adequa a ti! Poderia argumentar exactamente o oposto!
    Portanto se tas no caminho do autoconhecimento... Look inward!

    ResponderExcluir
  6. Todos os teus comentadores disseram coisas acertadas. A Lumena disse que o amor está em ti, e concordo com ela. É algo que se tem que deixar fluir, talvez nem tanto tentar compreender. O Olavo comentou aqui que é difícil falar de amor, e é verdade, dada a sua profundidade. estou com ele nessa de que deves tratar de informar ao teu parceiro o que sentes por ele, não apenas em gesto, porque o ser humano tem preguiça de pensar por si mesmo, e palavras são importantes. O senhor Rugeiro escreveu que não é lendo sobre o amor que se aprende sobre o que ele é, o que é verdade apenas em parte, pois nós, como animais pensantes, fazemos da escrita uma maneira de transmitir experiências e pensares, o que pode ser que ajude ao outro, o que lê, e pode ser que não ajude, depende da vida que cada um leva, pois só quem compartilha conosco opinião semelhante à nossa é que tem algo a acrescentar à nossa vida. Entendes o que digo? Ler sobre a vida não é tudo, mas é algo interessante a se fazer. Mas a opinião dele também é acertada, entenda o espírito do comentário dele: não te limites, tentes tudo o que sentires que deves tentar. Creio que seja isso o que ele quis dizer.

    Agora é a minha vez de comentar. Vejamos... Amor não é apenas um querer, nem apenas um necessitar. Amor é uma sintonia, um estalo. Por isso, é natural que às vezes nos sintamos bem com uma pessoa mesmo sem saber se á amor, pois é algo que se desenvolve com o tempo e com a convivência, mas que também pode ser que acabe sem que saibamos se chegou ou não a ser amor.

    Eu espero que tudo evolua para algo muito bem e muito mágico, espero de coração. Mas, eu também j´ative uma experiência de um ano e 16 dias com um cara que não me amava e que apesar de eu dar tudo de mim, não retribuia de acordo, e eu só sofri. Portanto, te aconselho o seguinte: não deixar que a carência afetiva influa muito nas tuas escolhas, pois depois poderás te arrependeres. Contudo, se o parceiro te retribui o carinho dado, aproveita, guria! Isso é coisa rara na vida, que deve ser valorizada.

    Não tenhas medo de te limitares, pois a vida abrirá caminhos conforme os anos chegarem, a outras experiências, que podem ou não ser com esta pessoa, e não acho que o nosso desejo influa muito. Não depende só de nós a vida que levamos, e sim de um conjunto de fatores. pode ser que o teu desejo seja muito forte, de ficar ou de não ficar a vida toda com alguém, mas a vida é que vai decidir, não tu. Te prepares, fica forte para se prevenir do peso de uma possível decepção. Tomara que não, mas ninguém sabe, nem eu, nem tu, nem ele e nem ninguém. É a vida, c'est la vie...

    Gostei do teu blogue, e vim por sugerstão da Lumena. Parabéns pelo azul de fundo e pelos temas que abordas. Acho que são coisas que interessam a todos.

    Um abraço e au revoir.

    ResponderExcluir
  7. Olá Diogo Rugeiro, eu estou lendo bastante,não só acerca do amor, mas do autoconhecimeto e algumas coisas que acho que valem a pena, tento coloca-las em prática na vida diária, se fôssemos guiados somente pelo sentimento, emoção e intuição, tudo iria bem, mas vem a mente com suas dualidades, suas percepções e me fazem confusa.A teoria nesses casos realmente não ajudam muito, mas nos fazem refletir e enxergar outros pontos de vista.
    Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Abdoul hakime goul djounoubi, muito bom seu comentário, vários pontos a se refletir e isso é o mais interessante nessa troca.
    Estive casada por 10 anos, acho que por isso essa minha insegurança, este foi o primeiro homem que tive pós separação e tudo começou como um romance casual, eu mesma, nesta fase, estava querendo curtição, mas...a confusão surgiu junto com um sentimento maior.
    A impermanência está sempre presente,por isso não adianta querer uma estabilidade, sou muito intensa na relação e sei que isso poderá causar tombos grandes, mas acho que estou forte o suficiente pra enfrenta-los.
    Obrigada pelas dicas, estarei passando tb em teu blog...adoro essa troca, sempre muito proveitosa.
    Ah, deixa te perguntar, seu e-mail começa com zahra? Coincidencia, minha sobrinha tem esse nome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sim, meu e-mail é zahrahaljounoub@hotmail.com
    Puxa, que legal a tua sobrinha ter esse nome! Ela é árabe, também? Zahrah significa "Flor", em árabe. Al-Jounoub é "do Sul".

    ResponderExcluir
  10. Pois é, sei que significa flor, na verdade somos descendentes de japoneses e meu cunhado é libanês, acho que o nome foi aleatório, ela se chama Zhara Helena e é muito especial.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Japoneses... muito legal. Quando eu morava na Liberdade, centro de São Paulo, eu ia sempre à feirinha da praça da Liberdade, e comia aquelas comidas gostosas, comprava aqueles amuletos da sorte com o nome da pessoa e o desejo de paz que o mestre xintoísta mandava pensurar na parede da casa... Eu morava perto do metrô São Joaquim, e sempre que tinha cinema japonês no Bunkio, eu ia com meus amigos. Acho os japoneses e seus descendentes pessoas muito educadas e gentis. Eles sabem respeitar um pessoa.
    Saionara!

    ResponderExcluir