quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Apego.

O apego é a fonte de todos nossos problemas. Uma vez que a impermanência para nós é sinônimo de angústia, agarramo-nos desesperadamente ás coisas, mesmo que todas elas mudem. Vivemos com pavor do próprio viver, já que aprender a viver é aprender a soltar.
E essa é a tragédia e a ironia da nossa luta pela permanência : ela não só é impossível, como traz exatamente a dor que procuramos evitar.
Livro Tibetano do viver e do morrer - Sogyal Rinpoche.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

OM MA NI PAD ME HUM





Ou OM MA NI PE ME HUNG em tibetano, esse que eu recito!!!
Esse mantra é o da compaixão, num ensinamento do Lama Norbu, provavelmente feito pra mim, ele comentou que recitar esse mantra é muito bom para animais em apuros, sofrimento. A partir desse dia eu sempre o recito quando tenho algum caso difícil, onde o animal sente muita dor, ou terá que ser eutanasiado (ainda faço isso e essa é outra grande questão). Para a minha surpresa, testei logo após o ensinamento e tive resultados excelentes em animais com fratura, se realmente ajuda, não tenho certeza, mas sei que mal não fará. Sempre peço um melhor renascimento para esses animais.
Como ele é o mantra da compaixão, ele sempre vem a minha mente quando vejo pessoas em situações dificeis tb, como mendigos dormindo na rua ou no farol vendendo ou pedindo algo.
Ele tem significados complexos em cada uma das suas sílabas e junto com o mantra de Tara e Padmasambava tem me ajudado muito.