quinta-feira, 30 de julho de 2009

Percepções...

Engraçado, que parece que quanto mais eu estudo, medito, tento estar em plena consciência, mas caio nas armadilhas da mente...logo depois de ser traida por mim mesma, li um texto que me fez até rir da situação, pois foi exatamente assim que aconteceu.



Variedade de semente


Nossa consciência armazenadora contém sementes geradas pelas nossas percepções. Cada nome que designamos para um fenômeno , cada palavra que aprendemos, é armazenada como uma semente dentro de nossa consciência. As sementes produzem outras sementes em nós, chamadas "imagens". Quando ouvimos o nome de algo, uma imagem surge em nossa consciência e então tomamos aquela imagem como sendo a realidade. Entretanto, essas imagens podem ser diferentes da atual realidade, podem ser criadas pela nossa imaginação, mas não conseguimos ver a fronteira entre a realidade e as nossas percepções errôneas.

Usamos palavras para apontar alguma coisa - um objeto ou um conceito - mas elas poderão ou não corresponder a "verdade" daquilo que só poderá ser conhecido por meio de uma percepção direta da sua realidade. Na vida cotidiana raramente temos uma percepção direta. Inventamos, imaginamos e criamos percepções com base nas sementes das imagens que temos na nossa consciência armazenadora.

Percepções erradas criam muito sofrimento. temos certeza de que nossas percepções estão corretas e completas, entretanto na maioria das vezes não estão.

È muito fácil confundir nossa imagem mental , ou sinal de alguma coisa , com a sua realidade. O processo de interpretar erroneamente nossas percepções, tomando-as como se fossem realidade, é tão sutil que fica muito difícil saber o que está acontecendo. A maneira de evita-lo é manter a plena consciência. Praticamos meditação para treinar a mente na percepção direta, na percepção correta. Quando meditamos, olhamos nossas percepções em profundidade a fim de descobrir a sua natureza e os elementos que são corretos ou incorretos .

Sem consciência plena, você acreditará que estão corretas as suas percepções baseadas em preconceito que se desenvolveram a partir de sementes de experiências passadas depositadas na sua consciência armazenadora.

Quando temos uma percepção errada e continuamos a mante-la, ferimos a nós mesmos e aos outros. De fato, as pessoas se matam devido ás suas percepções diferentes acerca da mesma realidade.

Existem muitas sementes de percepções erradas na nossa consciência. Mesmo assim, estamos certos de que nossa percepção da realidade está correta. Acreditando que nossas percepções são a realidade, podemos então agir segundo a nossa crença. Isto é muito perigoso. Uma percepção errada pode criar inumeros problemas.De fato, todo nosso sofrimento origina-se de não reconhecermos as coisas como elas são. Deveríamos sempre, humildemente, perguntar a nós mesmos "estou certo?" e depois, dar espaço e tempo para que as nossas percepções fiquem mais profundas, mais claras e mais estáveis.


Thich Nhat Hanh - Transformações na consciência.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Desista da frustração.

Quando nos pegarmos dizendo:"fiz tudo que podia e não deu certo" mais de três vezes sobre uma mesma questão, está na hora de desistir: desconectar-se de sua fonte de frustração.

Desistimos de alguém ou de alguma situação quando tomamos a decisão de não querer mais sermos tocados por ela. Porém, não basta não querer mais.É preciso ir além e não precisar mais ouvir nem mesmo falar sobre algo ou alguém que nos levou a sentir que nossas atitudes são inúteis.

Desistir da frustração não é uma atitude displicente, na qual aparentemente demonstramos fazer pouco caso de algo, mas, por dentro, continuamos a acumular ressentimento. Desistir da frustração é uma escolha que surge do amadurecimento de ter observado e refletido sobre como nos envolvemos continuamente em situações que não queremos mais vivenciar.

Se escutarmos nossos ressentimentos, eles revelarão nossas falsas esperanças: como aguardamos por justiça e reconhecimento de pessoas que continuam a nos prejudicar.

Esperar por reforços positivos, como elogios e agradecimentos daqueles que nos frustram, é uma armadilha que nos faz ficar cada vez mais presos a frustração. Desista dela: dê a si mesmo uma nova chance, uma nova vida. Enquanto carregarmos a pesada carga emocional de nossas frustrações, teremos uma vida insatisfatória.

O segredo está em relacionar-se como o real: estreitar nossos relacionamentos com as pessoas que cumprem o que dizem e afastar-se daquelas que empacam nosso tempo, ou seja, é melhor sermos mais seletivos em nossos relacionamentos: devemos buscar estar com pessoas que sempre encontram um jeito de nos por pra cima, porque têm prazer em nos ver subir. Pois elas vêem na competição uma perda de tempo e acreditam que privilegiar o outro é a melhor poupança para enriquecer sua participação nesse mundo.

Claro que aprendemos a nos defender é necessario, mas também precisamos saber criar vínculos baseados no companheirismo, onde cada um doa a sua energia para o outro, porque sabe que vale a pena somar forças.

Portanto, precisamos mudar o foco: párar de atacar e aprender a fazer junto.Para tanto, basta perceber que já desenvolvemos nossa força:não precisamos mais de situações ou de pessoas que nos desafiem para lembrarmos do quanto somos capazes de suportar.

Só desistiremos do hábito de gerar desafios para mobilizar nossa força interior quando passarmos a usa-la com maior clareza de intenção, isto é, quando decidirmos não mais cultivar parcerias baseadas na dependência e no medo.

Neste sentido, devemos discernir a diferença entre os desafios que estimulam nosso desenvolvimento e aqueles que nos vulnerabilizam e nos tornam cada vez mais defensivos, carentes e frágeis.

Desistimos da frustração quando finalmente concluimos que nosso compromisso com a vida significa sermos capazes de eliminar totalmente aquilo que gera negatividade.


Trecho do livro Mania de Sofrer

autora: Bel Cesar.


terça-feira, 21 de julho de 2009

Essência

Descobri que a nossa essência é ser feliz!
Já nascemos felizes, basta observar os bebês, que riem e dão gargalhadas desde bem novinhos.
O que acontece então com a maioria das pessoas hoje em dia? Muitas pessoas com depressão, pânico, ansiedade, infelicidade.
Só um conselho: olhem um pouco para dentro de si, descansem a mente, desliguem do mundo exterior, permitam fazer algo prazeiroso, sorriam para o dia que nasce, o sol que brilha, a lua e a noite.
A essência da felicidade nasce conosco, mas a perdemos no meio do caminho, ainda há tempo de reencontra-la e cultiva-la para sempre.Tudo o que precisamos está dentro de nós e não fora.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sobre a interdependência...

Esses dias tenho pensado e vivenciado a interdependência. Tinha uma maneira egoísta de ver as coisas, sempre pensando nas minhas decisões, ações, palavras como tendo somente consequencias para minha pessoa. Refletindo minhas histórias, minhas escolhas, percebi o quanto afetei gente próxima a mim e gente nem tão próxima assim...consequencias essas inimagináveis, tanto boas, quanto ruins. Sendo assim, cheguei a uma conclusão, talvez óbvia para muitos, mas de valia pra mim...Já que as consequencias aos outros é inevitável, vamos tentar agir sempre de coração aberto e com Amor pois só assim, saberemos que qualquer que seja a consequencia, esta será sempre boa e do bem...calcular cada passo para que nós mesmos e as outras pessoas não sofram tanto.